domingo, 22 de fevereiro de 2015

Biografia de José Fanha

José Fanha é filho de um oficial do exército e de uma professora de música.
   Entre 1969 e 1976, atuou como jornalista no Record e na Mosca . Licenciou-se em arquitetura pela Faculdade de Belas Artes em Lisboa, em 1976. Trabalhou durante um breve período na empresa ESTIL como arquiteto. É co-autor do projeto de arquitetura do Centro Cultural da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau (1978). Foi orientador pedagógico na formação de professores da área de Estudos Artísticos na Escola Superior de Educação de Lisboa, entre 1986 e 1989. Tem o estatuto de formador de formadores, concedido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho.
   É Mestre na área de Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É Doutorando na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa na área de "História da Educação e da Cultura Escrita".
   Atua como poeta, divulgador de poesia e declamador. Como tal, desde 1969, tem participado em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados baladeiros ou cantores de protesto, entre os quais José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, e outros. 
   É autor de peças dramáticas, letras para canções e textos para radio, guionista de televisão e cinema. É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Autores. É padrinho da "Biblioteca José Fanha", na EB23 dos Pombais, em Odivelas.
Bruno Veloso, 4ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário