sábado, 10 de dezembro de 2022

Convite de Natal

 

Pombal Tem Mais Anjos no Natal

Fotografia de Natal

Festa de Natal

Natal das Escolas

Dia de Reis

Visita ao Externato Liceal

Simão: Sinto-me triste, sinto-me deprimido... E porquê, perguntam vós? Porque não gosto de frio nem de gelo nem sequer de caleiras a pingar. 

Liane: Concordo. A água que pinga das caleiras é gelada e não gosto de coisas geladas. Quando olho para o calendário e vejo a palavra "dezembro" escrita na folha, desato a chorar.

Íris: Pois é... Foi num dia de dezembro que o avião em que viajava o meu primo fez uma aterragem forçada e ele torceu um tornozelo. Uma tragédia! Quando penso no mês de dezembro, vem-me sempre à ideia o meu primo no centro de saúde, com aquele pé inchado, ali, a latejar de dor. Ei, batem à porta. Vou atender...

Rodrigo: Saudações, criançada! Chamo-me Nicolau e quero oferecer-vos bilhetes de avião para visitarem a minha terra, a Lapónia. Lá, tudo merece atenção. Temos lá quintas com renas, pistas de gelo e luzes coloridas nos céus que maravilham miúdos e graúdos. Vão adorar lá ir.

Madalena: Mas... por que razão alguém iria querer dar alguma coisa a crianças da nossa idade? Ainda nem sequer fizemos seis anos... Ninguém dá nada a ninguém a não ser que lhe deem algo em troca e nós não temos nada que interesse... 

Rodrigo: Ofereço o que posso e ofereço porque quero. Só peço em troca um sorriso vosso, nada mais. 

Yara: Mas que simpatia... Um sorriso não custa a dar. Se eu tivesse duas bocas, daria agora mesmo dois sorrisos. E onde fica essa tal de Lapónia? Gostaria muito de saber onde isso fica...

Rodrigo: No norte da Europa, já bem perto do Pólo Norte. Não tem nada que enganar, é sempre a subir... Subimos, subimos e, quando chegarmos a um sítio onde não haja mais verdura rasteira, estamos lá.

Alexandre: Espera lá! Mas o Pólo Norte é frio, não é? Ainda agora estávamos a comentar que não queremos nada com o frio. E onde há frio há geada e neve. Uma paisagem coberta de geada perde a cor. Fica tudo branco! E o que dizer da neve? Para além de gelada, molha os pés! E quando tenho os pés molhados, as peúgas ficam a cheirar mal!

Rodrigo: Se aceitarem o convite, prometo-vos o aconchego de minha casa e da fábrica de brinquedos. Ambos os espaços têm aquecimento central e vocês podem beber um chocolate quente sempre que vos arrefeçam as mãos.

Íris: Malta, pensem um pouco! Estamos a ser ingratos! O convite é tão simpático e nós estamos a ser ingratos. Para quê tantas queixas? O inverno não é assim tão desagradável como o pintam! É ele que abre a porta à primavera, é nele que as pessoas se tornam mais solidárias umas com as outras. Na minha rua, por exemplo, houve a semana passada um jantar especial organizado para os sem-abrigo do meu bairro. 

Maria: Ela tem razão. Detesto dar-lhe razão, mas o que é certo é que ela está a dizer coisas muito acertadas! É na estação mais triste que o nosso coração se abre aos outros. É no inverno que nos sentimos mais solidários e mais preocupados com o bem estar dos outros. Lá fora, pode fazer frio, mas o nosso coração torna-se mais atento e mais quente.

Jools: Mais quente? Mas então o coração não tem sempre a mesma temperatura?   

Daniel: Enquanto estamos vivos, sim, está sempre à mesma temperatura, mais coisa menos coisa. Ou seja, está sempre quente!? Não estou a perceber onde ela quer chegar!

Constança: Oh, tolinhos! Eu explico! Quando dizemos que o coração está quente queremos dizer que nós somos mais amáveis e bondosos com os outros! Quando somos egoístas e indiferentes para com os outros costumamos dizer que essa pessoa tem um coração de pedra ou um coração gelado. Pai Natal, temos negócio fechado. Quando partimos, por maior que o frio seja, seremos aquecidos pelos nossos gestos de caridade e de amizade.

Rodrigo: Partimos, assim que acabe a greve dos pilotos. Façam as malas e encontramo-nos na entrada do aeroporto. Não se esqueçam de tomar um comprimido para os enjoos e tragam uma pastilha para mastigar quando estivermos lá no alto. É uma boa maneira de não ficarmos aflitos dos ouvidos! 

Alice: Oh, estou tão alegre que nem me aguento nas pernas! Sejamos amigos, sejamos solidários, cantemos lindas canções em nome da Humanidade, bebamos um chocolate quente, dancemos na rua debaixo de neve, viajemos em trenós à luz das estrelas e colemos a língua ao gelo dos muros. Feliz Natal!





Sem comentários:

Enviar um comentário